Termos e Condições Gerais do Serviço (T&C)

Atualizado a 18 Agosto de 2025

Agendamento e confirmação das consultas online

  1. O agendamento das consultas pode ser efetuada através dos diversos canais de comunicação disponibilizados.
  2. O utilizador é responsável pelo agendamento da consulta e pelo pagamento da mesma.
  3. O pagamento pode ser efetuado através dos métodos disponibilizados.
  4. A consulta considera-se confirmada após o pagamento da mesma.

NOTA: As consultas não devem ser usadas em casos de emergência médica, situações que o(a) coloquem em risco de vida e em situações médicas que exijam exame físico e contacto presencial com o profissional de saúde, correndo o risco de atrasar a assistência médica necessária. Este serviço não substitui os normais cuidados de saúde prestados pelas Unidade de Saúde Familiar ou pelos Hospitais e não pretende responder a situações de emergência médica ou psicológica.

Pagamento das Consultas

  1. O pagamento da consulta deverá ser efetuado no prazo máximo de 72 horas após a marcação, pelos métodos disponibilizados e acordados.
  2. Em caso de não pagamento no prazo estabelecido, a marcação ficará sem efeito, sem necessidade de aviso prévio, salvo indicação contrária.
  3. Em casos excecionais, o prazo de pagamento poderá ser ajustado, desde que acordado previamente por escrito.
  4. Em situações de utilização indevida da plataforma, reserva-se o direito de anular ou recusar agendamentos, sem aviso prévio.

Acesso às consultas online

  1. O link de acesso à consulta é enviado para o email indicado no agendamento, próximo do horário de inicio da consulta.
  2. Ao aceder ao link da consulta, os utilizadores declaram expressamente a sua integral concordância e o seu consentimento informado com os termos e condições previstos na política de condições de utilização.
  3. O utilizador deverá garantir as condições técnicas de acesso aos serviços disponibilizados, designadamente equipamento e serviço de internet, imprescindíveis para o adequado funcionamento da plataforma através da qual é realizada a consulta online.

Atrasos, reagendamentos e cancelamentos

  1. Caso o utilizador não compareça no horário agendado, será concedida uma tolerância de 15 minutos. Após este período, a sessão é cancelada, não existindo direito a reembolso. Caso compareça com um atraso inferior a 15 minutos, a consulta online decorrerá no tempo remanescente, considerando a hora inicialmente agendada.
  2. Caso exista qualquer atraso por parte do médico, o utilizador poderá aceitar a realização da consulta no tempo previsto para a mesma, solicitar o reagendamento da consulta ou o reembolso do valor pago.
  3. Em caso de necessidade, poderá ser solicitado o reagendamento da consulta online, com uma antecedência mínima de 24 horas.
  4. Em caso de cancelamento, será reembolsado em 90% do valor pago, devido a despesas administrativas e de processamento, desde que este seja comunicado até 24 horas de antecedência.
  5. Para efeitos do disposto nos números 3 e 4, a não comunicação do pedido de alteração do horário da consulta ou do seu cancelamento com a antecedência mínima de 24 horas implica a não restituição do valor pago.
  6. Em caso de falta de comparência ou cancelamento nas 24 horas anteriores à consulta, salvo situações excecionais devidamente comprovadas, não haverá reembolso.
  7. Se o médico cancelar a consulta, existirá a possibilidade de nova marcação em data e horário a definir, consoante a disponibilidade da médica e do utilizador, ou, será efetuado o reembolso total do valor pago.
  8. Em caso de não realização da consulta online agendada por questões de natureza técnica não imputáveis aos utilizadores, o mesmo tem o direito à realização de novo agendamento ou reembolso total.

Condições especiais do serviço de consulta de Psiquiatria

  1. Em situações específicas definidas pela médica, poderão ser disponibilizadas consultas fora do horário ou agenda normalmente visível online.
  2. A marcação e confirmação destas consultas será feita diretamente por e-mail ou WhatsApp, consoante a disponibilidade do médico.
  3. Aplicam-se as mesmas condições previstas para as consultas regulares no que respeita a pagamentos, atrasos, reagendamentos e cancelamentos.
  4. A duração das consultas nestas situações será equivalente à das consultas regulares (45 minutos), salvo acordo prévio entre o médico e o utilizador.
  5. O valor das consultas fora do horário habitual será sob consulta, sendo comunicado antecipadamente, antes da confirmação da marcação.
  6. A realização destas consultas é pontual e limitada, estando sempre sujeita à disponibilidade do médico.

Pedido de Documentos por parte do utilizador

  1. O pedido e envio de relatórios médicos, bem como a emissão de Certificados de Incapacidade Temporária (CIT), estão sujeitos a uma avaliação médica obrigatória. A prestação destes serviços é realizada com base em critérios clínicos estabelecidos pelo profissional de saúde, podendo incluir requisitos adicionais conforme necessário para garantir a integridade e precisão dos documentos emitidos. Caso os critérios clínicos necessários não sejam atendidos, a emissão do documento solicitado poderá ser recusada. As condições específicas para a prestação destes serviços, incluindo eventuais custos associados, estão disponíveis para consulta mediante solicitação prévia.

Envio de Documentos e Prescrições Médicas

  1. Todos os documentos gerados no decurso das consultas médicas, incluindo receitas médicas, prescrições e comunicações relevantes, serão enviados ao utilizador por e-mail para o endereço eletrónico fornecido e confirmado no momento da consulta. As receitas médicas emitidas durante a consulta estarão igualmente disponíveis na aplicação do SNS24, no separador “Receitas”. Recomenda-se que o utilizador verifique regularmente o seu e-mail (igualmente na caixa de SPAM) e a aplicação SNS24 para aceder aos documentos necessários. O utilizador é responsável por garantir que o e-mail fornecido está correto e por verificar o acesso à aplicação SNS24.
  2. A assinatura digital nos documentos emitidos é qualificada e está de acordo com as indicações da Entidade Reguladora da Saúde.

Condições de Acesso à Comparticipação de Medicamentos

  1. Número de Utente do SNS: A aquisição de medicamentos prescritos através das consultas realizadas está sujeita às regras de comparticipação do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Para que os medicamentos possam ser comparticipados, o utilizador deve apresentar um número de utente do SNS válido e definitivo.
  2. Utilizadores sem Número de Utente ou com Número Provisório: Caso o utilizador não possua um número de utente do SNS ou apenas possua um número de utente provisório, a aquisição de medicamentos prescritos através deste serviço não estará sujeita a comparticipação, sendo o utilizador responsável pela aquisição dos medicamentos.
  3. Responsabilidade do Utilizador: É da responsabilidade do utilizador garantir que o seu número de utente do SNS é válido e definitivo no momento da consulta. O site não se responsabiliza pela não comparticipação dos medicamentos caso o número de utente apresentado não seja elegível para tal.

Férias e Interrupções de Serviço

  1. De acordo com o legalmente previsto, o médico poderá estar indisponível para consultas durante o período de férias ou por motivos de força maior, como doença ou necessidade de assistência familiar. Estes períodos serão previamente comunicados, sempre que possível, com a devida antecedência. Durante estas interrupções, não serão aceites marcações para o período de ausência. Caso estas interrupções impliquem alterar consultas confirmadas, estas poderão ser reagendadas ou canceladas, com reembolso integral do valor pago, caso solicitado pelo paciente.

Alterações nas Condições

  1. Reserva-se no direito de, a qualquer momento, alterar ou retificar as presentes condições gerais de serviço, com o objetivo de refletir mudanças nas práticas administrativas, requisitos legais ou por outras razões justificadas. As condições atualizadas serão publicadas neste site e entrarão em vigor imediatamente após a sua publicação, salvo indicação contrária. Ao continuar a utilizar os serviços após a publicação das novas condições, o utilizador concorda tacitamente com as mesmas. Recomenda-se que verifique regularmente esta página para estar a par de quaisquer alterações.

Exclusão de responsabilidade

  1. O utilizador é responsável pelos seus próprios atos e omissões, que possam induzir em erro a avaliação clínica durante a consulta médica. É também responsável por falsas declarações que possam resultar numa inadequada avaliação clínica, onde se incluem a ocultação ou falsa indicação de sintomas, utilização de dados ou identificação pessoal indevida, entre outras.
  2. O profissional de saúde não se responsabiliza pelos danos ou irregularidades praticadas por terceiros de forma dolosa e que possam constituir crime, designadamente por usurpação de identidade ou acesso ilegal a dados.
  3. O profissional de saúde não se responsabiliza pelas fragilidades de serviço decorrentes da utilização de tecnologia ou software desatualizado por parte do utilizador.
  4. O profissional de saúde não se responsabiliza por deficiências técnicas de responsabilidade alheia, designadamente de fornecedores de serviços energéticos e de internet, fundamentais para o normal funcionamento dos serviços.

Recolha e Utilização de Dados Pessoais

  1. Durante o processo de marcação de consulta e utilização dos serviços, poderão ser solicitados dados pessoais, tais como nome, email, número de telefone e outros necessários para a prestação do serviço.
  2. Esses dados são utilizados exclusivamente para: Proceder à marcação e gestão de consultas; Garantir o envio de informações relevantes relacionadas com os serviços contratados.
  3. Ao fornecer o seu email durante o agendamento da consulta, poderá receber comunicações pontuais ou comemorativas, como felicitações de aniversário. Estas comunicações são opcionais, e o utilizador pode, a qualquer momento, retirar o consentimento enviando um email para info@gabrielapsiquiatria.pt.
  4. Para mais informações sobre como os seus dados são tratados, consulte a Política de Privacidade.